Rua 7 de Setembro, nº 521, Fone 55 3536-1066 - E-mail: stralegria@fetagrs.org.br - Alegria RS. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Plano Safra Estadual é tema de debate na 34ª Expointer

Durante a 34ª Expointer, em Esteio, foi realizada nessa sexta-feira (02-09), a audiência pública relativa ao Plano Safra Estadual, organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural, coordenada pelo deputado estadual Jeferson Fernandes (PT). A reunião teve o objetivo de promover um debate público sobre o tema, apresentando o plano e suas diretrizes.
O Plano Safra gaúcho é uma novidade para o Rio Grande do Sul, uma vez que esta é a primeira vez em que o Estado conta com um plano próprio – em outros períodos era adotado o programa federal. Conforme previsto, o Plano Safra Estadual terá como principais medidas alavancar o desenvolvimento da produção agrícola, desde a produção até o beneficiamento e a comercialização. Ele vai contar com diversas áreas de atuação, com ações dirigidas à produção leiteira, à pecuária familiar, à valorização da carne gaúcha, apoio à agricultura de base ecológica, qualificação de assentamentos, recursos para a pesca e aqüicultura, contratação de mais de 200 técnicos para a Emater/RS-Ascar e 60 para a Fepagro, adesão e implantação do Suasa/Sisbi, construção de laboratório de segurança biológica, implantação de 13 telecentros rurais, crédito fundiário para 100 jovens das escolas técnicas, incentivo ao cooperativismo, inclusão digital, entre outras.
O Plano Safra terá R$ 1,1 bilhão de recursos próprios para crédito, através do Banrisul, assim como R$ 36,6 milhões de recursos novos do orçamento do Estado que serão aplicados em assistência técnica, pesquisa, capacitação e infraestrutura. Poderão acessar o Plano Safra do Rio Grande do Sul todos os produtores rurais, com prioridade para os agricultores familiares, pescadores artesanais, assentados, quilombolas e indígenas.
Conforme o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, a Emater-RS/Ascar será uma das protagonistas na execução do Plano Safra. Para o secretário “é papel da assistência técnica e extensão rural levar o conhecimento que está em instituições como Embrapa, Fepagro e universidades, até a lavoura do agricultor”. De acordo com Pavan, o Plano Safra do Rio Grande do Sul vai justamente articular as frentes assistência técnica e extensão rural, pesquisa e políticas públicas, com a intenção de alavancar a agricultura familiar, ultrapassando o princípio da produtividade para alcançar objetivos que estão além, como a melhoria da renda do produtor e a sustentabilidade.
O presidente da Emater/RS, Lino De David, afirmou durante a reunião que o Plano Safra demonstra o empenho do governo estadual em recuperar assuntos que são da sua responsabilidade, como a pesquisa, a extensão rural e a inspeção sanitária. Estes são temas, considerados por De David, como de alçada do poder público, fazendo com que o Estado não figure apenas como normatizador e fiscalizador, mas como indutor do desenvolvimento.
A Emater-RS/Ascar é uma das executoras do Plano Safra Estadual e os interessados podem buscar informações nos escritórios municipais da Instituição.
As informações são da Emater/RS-Ascar.
Para a próxima página clique em postagens mais antigas

Contato:

Fone: 55 3535-1066
Alegria RS
acesso gratis

  ©Template by Dicas Blogger.