Representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea) saíram confiantes após reunião nessa quinta-feira (13) com ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, na qual foram apontadas potencialidades para a ampliação do Programa Mais Alimentos, criado em 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para impulsionar a modernização da infraestrutura produtiva das unidades familiares. A reunião, realizada em Brasília (DF), marca o início das negociações para a expansão do Mais Alimentos. Nos próximos dias, o ministro terá agenda com representantes dos demais segmentos do setor e das cadeias de suprimentos e insumos para agricultura familiar.
“Sabemos que o sucesso do Mais Alimentos passa pelo compromisso das empresas com o Programa, garantindo investimentos e o desenvolvimento de equipamentos que atendam as necessidades do agricultor familiar”, destacou Florence. “Pretendemos expandir o Mais Alimentos, trazendo mais efetividade e celeridade para as contratações. Para o MDA, o Programa é estratégico para o desenvolvimento da agricultura familiar e da indústria nacional.”
A expansão do Mais Alimentos terá como público prioritário mais de 900 mil estabelecimentos familiares com valor da produção acima de 5 salários mínimos mensais em todo o Brasil. “Nosso desafio agora é conseguir nacionalizar a abrangência do Programa, garantindo que estados no Norte, Nordeste e Centro-Oeste acessem os recursos e equipamentos.”
“Saímos positivamente impressionados com o preparo técnico que o MDA tem para a gestão do Mais Alimentos, com uma visão estratégica para a ampliação do Mais Alimentos que com certeza conta com o apoio da industria”, destacou o vice-presidente da Anfavea, Alfredo Neto.
Na construção da próxima etapa do Programa, um dos temas em destaque é o desafio de levar o Mais Alimentos a todas as regiões do país, garantindo, acesso ao crédito, a assistência técnica e extensão rural (ATER) e a condição de produzir respeitando a dinâmica local. Vale destacar o apoio dos Governos Estaduais na expansão do Programa Mais Alimentos dentro da assinatura de adesão ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012, além do atendimento de agricultores familiares já inseridos em políticas públicas do MDA, como o Selo da Agricultura Familiar, o Selo do Combustível Social e ações de compras públicas como o PNAE e o PAA.
“O Mais Alimentos é uma política pública que dá certo. Estamos executando o que é mais atual no mundo, ou seja, modernizar a agricultura familiar para produzir mais alimentos para um país que encontrou a rota do desenvolvimento sustentável,” destacou o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller.
O ministro Afonso Florence, em resposta a demandas apresentadas pelo setor destacou que o MDA vai atuar em parceria com o BNDES para o avanço no reconhecimento do Finame para as industrias fornecedoras de maquinas e implementos agrícolas. Outra iniciativa acordada na reunião foi a construção de um escritório em formato de parceira público-privada para acelerar a execução do Programa Mais Alimentos Africa.