Rua 7 de Setembro, nº 521, Fone 55 3536-1066 - E-mail: stralegria@fetagrs.org.br - Alegria RS. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Clima beneficia a safra de pêssegos no Rio Grande do Sul

A produção de pêssegos no Rio Grande do Sul neste ano promete deixar os compradores sem problemas de oferta. Enquanto no ano passado os pomares foram prejudicados por excesso de chuvas no período de floração, neste o clima favorável beneficiou o desenvolvimento da fruta. De acordo com o assistente-técnico em Fruticultura da Emater-RS, Antônio Conte, o Estado deve colher 122 mil toneladas de pêssegos, somando as variedades de mesa e as destinadas para a indústria.
As primeiras frutas gaúchas já começaram a ser colhidas na semana passada na área rural de Porto Alegre. Conhecida pela produção de pêssegos de mesa, a Capital do Estado tem 120 hectares e 35 famílias que se dedicam à produção que chega a mais de 1.200 toneladas. Incluindo as demais regiões produtoras das variedades de mesa, a produção de pêssegos para consumo in natura no Estado deve chegar a 65 mil toneladas.
Já na região Sul, principal produtora de pêssegos para a indústria, a produção está apresentando atraso devido aos dias frios que ocorreram em outubro. Nesta semana, iniciou-se o processo de inchamento das frutas nas variedades precoces, período que antecede a maturação. Segundo o presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Pêssego (AGPP), Dari Bosembecker, a expectativa é que a colheita na região de Pelotas seja iniciada no dia 15 de novembro. "Os pomares estão bem carregados e podem fornecer matéria-prima para 42 milhões de latas para a indústria", explica o dirigente. Em comparação, em 2010, a produção gaúcha de pêssego em conserva chegou a 35 milhões de latas.
No entanto, apesar da estimativa de boa safra, os produtores da região estão preocupados com seus ganhos. De acordo com Bosembecker, os valores mínimos pagos pelas frutas, fixados ainda no primeiro semestre, não devem cobrir os custos de produção. Atualmente, os valores acordados estão em R$ 0,55 para o quilo do pêssego tipo 2 (com diâmetro entre 50 e 57 milímetros) e R$ 0,75 para o quilo do tipo 1 (diâmetro superior a 57 milímetros). "Mas nesta safra nossos gastos com tratos culturais foram mais elevados, sem contar que a mão de obra está mais escassa e mais cara", afirma.
Esses fatores estão contribuindo para reduzir ainda mais a área de pomares destinados para a indústria. Segundo levantamento da Emater-RS, enquanto em 2005 o Estado possuía 8,2 mil hectares de pessegueiros que produziam frutas para conservas, hoje essa área caiu para 6,9 mil hectares. "Muitos pomares foram abandonados, hoje existem produtores que podem ter 20 mil árvores mas só cuidam de 10 mil, e muitos substituíram a fruticultura pelo plantio de grãos, que são mais rentáveis", explica.
Segundo a indústria, a maior dificuldade do setor é a competição com os produtos importados da Argentina. Desde 2008, o Brasil possui um acordo que prevê a entrada anual de 10,5 milhões de latas de pêssego argentinas no mercado nacional. No entanto, de acordo com o Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas de Pelotas (Sindocopel), pelo menos 13 milhões de latas já entraram no Brasil neste ano. A fim de atender ao setor, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) incluiu, no dia 13 de outubro, o pêssego em lata na lista de itens com licenças de importação não automáticas. Com isso, a alfândega brasileira tem um prazo de até 60 dias para aprovar ou não o ingresso dos produtos.
Aberta ontem (6), Festa do Pêssego na Capital vai até 20 de novembro
Pêssegos, morangos, flores e hortaliças produzidos por agricultores na Capital estão à disposição do consumidor, oferecidos diretamente pelos produtores, na 27ª Festa do Pêssego de Porto Alegre e 20ª Festa Estadual do Pêssego na Vila Nova. No Centro de Eventos Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1340, bairro Vila Nova), o evento foi aberto oficialmente na tarde de ontem. A programação ocorre aos finais de semana e feriados do mês de novembro, das 9h às 20h.
Recebido por produtores e moradores da região, o prefeito José Fortunati reconheceu o esforço das famílias que se dedicam à atividade primária, superando desafios como a competividade imposta em nível nacional. "Os agricultores merecem o nosso reconhecimento, pela obstinação de manter a produtividade nessas terras, garantindo a Porto Alegre a liderança na produção no país", destacou o prefeito, lembrando que a cidade é a segunda capital com maior área rural no País.
Fortunati reforçou a qualidade dos alimentos cultivados na Capital. "A prefeitura mantém importante parceria com os agricultores e com as entidades do setor, incentivando uma atividade sólida e próspera, responsável por sustentar uma alimentação de boa qualidade", destacou.
Porto Alegre é o maior produtor de pêssego de mesa dentre as capitais brasileiras. Em 2011, a produção baseia-se em uma área de plantio de mais de 120 hectares, com perspectiva de venda acima de 125 toneladas, superando a soma do último ano. Para o secretário municipal de Produção, Indústria e Comércio, Valter Nagelstein, a vocação da agricultura consolida-se na cidade, que contará com uma supersafra de 1,6 mil tonelada de pêssegos.
"Temos o compromisso de estar ao lado desse produtor, com apoio técnico para gerarem alimentos certificados e de alta qualidade", afirmou o secretário. O presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, agradeceu o apoio do município no suporte à qualificação do trabalho na região.
O Centro de Eventos na Vila Nova reúne 16 expositores e conta com praça de alimentação. A variedade de produtos comercializados inclui morangos, flores e produtos ecológicos de origem vegetal.
A festividade é uma iniciativa da prefeitura, através da divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), em convênio com o Sindicato Rural de Porto Alegre. O projeto tem ainda o apoio da Emater e do Sistema Farsul.
Para a próxima página clique em postagens mais antigas

Contato:

Fone: 55 3535-1066
Alegria RS
acesso gratis

  ©Template by Dicas Blogger.